Clareamento , Orientações e como fazer?

1. O que é clareamento dental?

O clareamento dental consiste em utilizar produtos à base de peróxido de hidrogênio, que, quando em contato com a superfície dos dentes, conseguem quebrar as moléculas pigmentadas, dissociando-as em moléculas menores e deixando o dente mais claro.

Através do contato com agentes clareadores, é possível recuperar a cor original dos dentes, para isso são feitos moldes e um dispositivo de aplicação do produto. Essa “placa de clareamento” é individual e personalizada.

2. Para quem o clareamento dental é indicado?

Não existem muitos impedimentos para o paciente realizar o clareamento dental. Contudo, a cavidade bucal deve estar em um bom estado de saúde, para que seja possível fazer o tratamento sem problemas.

As contraindicações normalmente são para pacientes que possuam problemas bucais como cáries, doenças periodontais e lesões dentárias. Além disso, no terço inicial e final da gravidez, é um procedimento que deve ser evitado.

3. O que esperar do resultado?

A grande maioria dos pacientes fica bastante satisfeito com o resultado, afinal, a sensação de dentes mais “brancos” oferece um estado de dentes limpos e conservados.

Existem casos em que o efeito desejado pode não ser alcançado devido a diversos fatores que podem interferir de modo isolado ou em conjunto para o resultado, inclusive erros de utilização e falta de comprometimento em seguir com as orientações do profissional. O consumo de cigarros e de alimentos com grandes concentrações de corante, como é o caso do café e do vinho, podem acabar manchando os dentes e prejudicando o processo do clareamento.

O resultado não é algo pontal, mas sim uma gama de possibilidades até porque os dentes podem ter manchamentos diferentes entre si. No geral, dentes com tons de amarelo são os que melhor resultado apresentam no clareamento

4. Cuidados necessários após o clareamento dental

• Evitar o consumo de alimentos e bebidas com corantes, como o café ou o vinho

• Se não for possível evitar o consumo de bebidas muito pigmentadas, canudos podem servir como bons aliados, assim você evita contato prolongado com corantes.

• Evitar o uso de tabaco (Cigarros)

• Manter uma rotina de cuidados com a higiene dental, escovando os dentes 30 minutos após as principais refeições

• Evitar o uso de enxaguantes bucais coloridos ou que contenham álcool em sua composição

• Visitar o dentista regularmente para limpeza dos dentes

5. Tipos de clareamento dental

A indicação do tratamento e da técnica dependem do das causas que escureceram os dentes e até mesmo o estado do dente em questão.

Considere também o tempo para um clareamento eficaz e duradouro.

5.1 Clareamento Interno

A diferença entre eles é que o clareamento interno costuma ser indicado para dentes que passaram por um tratamento de canal.

Dessa forma, a substância clareadora é colocada dentro do dente pelo profissional, os resultados podem ser identificados em cerca de três a cinco consultas, quando a causa do escurecimento é uma hemorragia interna ou necrose da polpa; ou mais demorado, acima de 10 consultas, quando a causa é impregnação por substâncias químicas que alguns cimentos mais antigos para obturação de canal continham.

5.2 Clareamento Externo

A partir do uso de moldeira e gel clareador. A moldeira é um dispositivo de silicone feito sob medida, de forma que se encaixa perfeitamente na arcada dentária do paciente. Nela, se aplica o gel clareador que vai entrar em contato com os dentes por um período que pode variar em até duas horas durante o dia ou usar durante a noite enquanto dorme.

Normalmente, o tratamento costuma durar cerca de três semanas.

5.3 Clareamento no consultório

Há também a opção de realizar o procedimento na própria clínica com o profissional. Nesse caso, a ativação do gel clareador é através de um laser ou luz led, sendo necessárias pelo menos três sessões para que o clareamento seja feito.

6. Sensibilidade dentária e clareamento:

Aquela dorzinha aguda ao consumir alimentos com temperaturas muito extremas (quente ou frio) é um dos sintomas da sensibilidade dentária, condição bastante comum e que pode ser uma consequência do clareamento dental.

Os níveis de concentração do peróxido de hidrogênio presente no gel clareador e o tempo que esse gel fica em contato com a superfície dentária podem influenciar bastante no processo. Além disso, quando o clareamento é feito em consultório odontológico, a aplicação de luz led ou laser também pode ser uma das causas para que surja um quadro de sensibilidade.

6.1 Como aliviar o incômodo após o clareamento

Quando o clareamento é a causa da sensibilidade, algumas dicas:

- Pegue um tratamento de duas horas e divida-o em duas sessões separadas de uma hora.

- Uma sessão de uma hora pode facilmente ser dividida em duas de 30 minutos.

-Reduzir a quantidade de tempo em que ele (gel) entra em contato com os dentes pode ajudar a diminuir ou eliminar a dor.

O creme regenerador ( Sensodyne ) , pode ser usado como uma “ pomada” nos dentes atingidos. O produto possui componentes à base de potássio, que são substâncias capazes de “cortar” a resposta dolorosa enviada ao cérebro. Além disso, é importante destacar que ele deve ser utilizado diariamente, caso contrário a sensibilidade pode retornar.

Suspenda os tratamentos e procure a clínica. Caso esteja com muita sensibilidade ou dor, você provavelmente precisa parar de usar o gel.

Pare por alguns dias. Ou, pare por algumas semanas. A maior parte da sensibilidade diminui após os primeiros dias, mas em alguns casos, ela leva semanas para diminuir.

Procure um dentista. Somente esse profissional pode determinar a causa específica da sensibilidade nos dentes. Caso você tenha parado com o uso do gel e ainda esteja com dor, pode haver um problema maior que precise de raio-X ou de tratamento.

6.2 Cuidados com os dentes sensíveis

Um quadro de sensibilidade precisa de atenção e alguns cuidados, evite o consumo de alimentos e bebidas com temperaturas extremas e avaliar com o dentista a concentração do gel clareador, já que pacientes com histórico de sensibilidade dentária devem manter o tratamento com géis de baixa concentração.

7. Atenção

A utilização de produtos como bicarbonato de sódio ou água oxigenada, além de não serem nada eficientes, podem trazer sérios danos aos dentes e à gengiva

8. Como usar:

8.1 - Escove os dentes antes de aplicar a moldeira.

Escove os dentes usando uma pasta para dessensibilizar algumas semanas antes de começar o clareamento dental.

8.2- Use uma gota por dente:

Ou faça uma linha na parte frontal da moldeira. Não encha a moldeira nem espalhe o gel. A quantidade ideal é cerca de metade da frente do molde de cada dente.

8.3- Limpe o excesso de material. Segure a moldeira com firmeza usando uma das mãos e remova com cuidado o excesso de gel que subir para as gengivas. Você pode usar uma escova de dentes seca, de modo que não caia água na moldeira e dilua o produto, ou ainda com um lenço.

8.4 Use a moldeira pelo tempo indicado:

O tempo de uso típico é de duas a três horas por dia, até 2x por dia, isso durante o dia.

Outra forma de usar segue dormir a noite com o produto.

Na primeira vez, use o gel por 30 a 60 minutos. A duração pode ser aumentada caso não haja sensibilidade.

8.5- Tire a moldeira e limpe sua boca.

Depois que você remover a moldeira, pode haver um resto de gel nos seus dentes, na gengiva ou em outras partes da boca. O recomendado é que você enxágue, escove os dentes e passe fio dental para remover o gel restante e depois continue com sua rotina de higiene normal.

Aplique um gel dessensibilizante se sentir dor.

Caso não tenha um gel dessensibilizante, experimente usar um gel de fluoreto ou uma pasta dessensibilizante por cinco minutos. ( Sensodyne)

8.6 - Limpe a moldeira e guarde-a.

Escove a com cuidado usando água morna e uma escova de dentes. Alguns até recomendam água fria, já que a água quente demais pode prejudicar a integridade do objeto. Caso queira algo ainda mais suave, trocar a escova de dentes por um cotonete é outra ótima maneira de remover o gel que sobrou.

Após a limpeza guarde em um local frio e seco longe da luz solar.

8.7- Refrigere o gel.

Dependendo da marca, a vida útil de alguns géis pode aumentar bastante com a refrigeração. Recomenda-se seguir as informações e orientações da embalagem, mas um gel que dure um ano sem refrigeração pode durar até dois anos na geladeira.

8.8- Observe o progresso do clareamento.

O tempo mínimo para o aparecimento de resultados reais é de cerca de duas semanas, com uma diferença de cor mínima aparecendo após alguns dias. Os resultados máximos levam pelo menos duas semanas, mas alguns tratamentos demoram até quatro semanas para exibir os melhores resultados.

O uso por um período mais longo pode render resultados mais rápidos, mas também aumentar a chance de sensibilidade.

Os resultados dependem ainda da estrutura do seu esmalte, que varia de pessoa para pessoa.

O uso de um gel clareador com uma concentração mais alta tem o potencial de gerar resultados mais rapidamente.

Os resultados são maximizados nas primeiras horas, e a cor vai clarear em quatro ou cinco tons ao longo do tratamento.

8.9- Não encha demais a moldeira.

Se estiver saindo muito gel da parte de cima da peça, o excesso provavelmente é o que está causando sensibilidade. Experimente usar menos gel em cada tratamento, até obter um equilíbrio entre a cobertura e o mínimo de excesso. O objetivo é cobrir totalmente a frente dos dentes sem desperdiçar gel.

Avisos

As obturações de prata podem ficar esverdeadas após o clareamento. Se possível, troque-as antes do processo.

Não engula o gel.

Quem usar um produto de clareamento depois de realizar tratamentos dentários pode precisar refazer o tratamento para combiná-lo com a nova cor dos dentes.

Coroas de porcelana não mudam de cor.

Dentes com material resina costumam a amarelar.

Para ter um resultado de longo prazo após o clareamento, é melhor fazer sessões mais curtas, porém mais frequentes, com um peróxido de hidrogênio pouco concentrado, do que sessões longas de soluções altamente concentradas do gel.

Os resultados atingidos podem durar entre 3 e 5 anos mas isso depende de inúmeros fatores e hábitos do paciente, recomenda-se aplicações de retoques ao longo dos anos para manutenção dos resultados.

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entendi